Adis Abeba - O Presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, felicitou hoje o Chefe de Estado reeleito de Rwanda, Paul Kagame, após o anúncio dos resultados oficiais das eleições presidenciais naquele país africano.
Mahamat, na sua conta X nas redes sociais, expressou a vontade de continuar a trabalhar com o governo de Kigali sob a liderança de Kagame “para alcançar os nossos objectivos continentais partilhados de paz, desenvolvimento e prosperidade”.
Numa declaração oficial, elogiou a Comissão Eleitoral Nacional do Rwanda pelo sucesso na organização e realização de eleições consideradas pacíficas, transparentes, livres e justas pelos observadores nacionais e internacionais.
Incluindo, continuava o texto, a Missão Conjunta de Observação Eleitoral da União Africana e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa).
O Presidente da Comissão da organização continental africana saudou também o governo do Rwanda pelo autofinanciamento de todo o processo eleitoral, considerado mais um exemplo do forte envolvimento e compromisso nacional com as credenciais democráticas e de governação do país.
Por último, felicitou o povo por exercer o direito democrático de votar nos líderes da sua escolha de uma forma exemplarmente pacífica e calma.
Kagame, de 66 anos, venceu as eleições de 15 de Julho com 99,18 por cento dos votos e assumirá um quarto mandato de cinco anos, conforme confirmado na véspera pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
Segundo os dados finais, os restantes candidatos, Frank Habineza, do Partido Verde Democrático do Rwanda, e o independente Philippe Mpayimana não atingiram sequer um por cento entre os dois. JM