Pretória - A Casa Nacional dos Líderes Tradicionais e Khoisan (NHTKL) da África do Sul felicitou todos os sul-africanos pelas recentes eleições gerais, que descreveram como bem-sucedidas, livres e justas.
O presidente da NHTKL, Kgosi Thabo Milton Seatlholo, disse estar encorajado pela maturidade dos partidos políticos do país, conforme demonstrado durante a fase de campanha eleitoral.
Depois das eleições, como nenhum partido alcançou a maioria absoluta, acrescentou, todos os partidos políticos eleitos trabalharão em conjunto, de acordo com a vontade do povo.
Para o efeito, sublinhou, o NHTKL apela a todas as partes para que garantam o estabelecimento do sétimo Parlamento democrático e das legislaturas provinciais, com base num compromisso solene de promover as conquistas e os interesses de todo o povo sul-africano.
Da mesma forma, acrescentou, em nome das comunidades tradicionais “defendemos a formação de um governo que reconheça a liderança tradicional como um pilar vital da nossa democracia constitucional e guardião de diversas culturas, bem como de tradições”.
Seatlholo acrescentou que a formação de um novo Governo é também uma oportunidade para consolidar conquistas e acelerar o desenvolvimento rural inclusivo, conforme defendido pela Lei de Liderança Tradicional e Khoi San, pela estratégia InvestRural de 2019 e pela abordagem da Monarquia de Desenvolvimento.
O líder tradicional enfatizou que neste momento o NHTKL não pode ficar indiferente à construção do país através da formação da Sétima Administração. JM