Adis Abeba - Os estados-membros da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), grupos da sociedade civil e organizações regionais participam hoje num diálogo de alto nível sobre boa governação e democracia no Corno de África, refere a Prensa Latina.
A Comissão da União Africana, o Gabinete do Enviado Especial das Nações Unidas para o Corno de África e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de África convocaram uma série de Diálogos Regionais do Fundo Africano para Apoiar Transições Inclusivas com a IGAD e o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral.
Ao longo de dois dias, o evento visa desenvolver uma avaliação partilhada do estado da governação democrática e da transição política no Corno de África, para facilitar a troca de experiências, boas práticas e o papel das partes interessadas, revelou um comunicado de imprensa.
Do mesmo modo, reforçar a colaboração entre intervenientes estatais e não estatais, incluindo governos, partidos da oposição (registados) e grupos da sociedade civil, tais como organizações lideradas ou focadas por mulheres e jovens, para apoiar a transformação democrática e as transições políticas na região.
Este diálogo regional servirá como uma plataforma para identificar desafios, oportunidades e formas de melhorar as parcerias para apoiar eficazmente os processos de governação e de transição política, bem como um espaço para a fertilização cruzada de conhecimentos, aprendizagem e capacitação.
O Gabinete do Enviado Especial das Nações Unidas para o Corno de África, através da Estratégia Regional de Prevenção e Integração da organização multilateral para a região africana, também apoia os esforços nacionais destinados a promover a paz e a segurança, o desenvolvimento económico, a acção climática, entre outros. ADR