Kinshasa - O tribunal militar da guarnição Kinshasa-Gombe concluiu o julgamento da tentativa de golpe de Estado na República Democrática do Congo (RDC) e proferirá a sua sentença no dia 13 de Setembro, soube-se hoje em Kinshasa.
A última audiência do julgamento contra cinquenta pessoas pelos factos ocorridos no dia 19 de Maio ocorreu na véspera na prisão militar de Ndolo, onde o tribunal ouviu os últimos argumentos dos advogados de defesa e a resposta do Ministério Público, com a qual encerrou o processo e deve emitir uma sentença, noticiou a Rádio Okapi.
Toda a Defesa declarou-se inocente e favorável à absolvição dos arguidos, enquanto o Ministério Público reiterou o seu pedido de pena de morte para os crimes de homicídio, posse ilícita de armas e munições de guerra, associação criminosa, tentativa de homicídio, terrorismo, ataque e financiamento do terrorismo.
No dia 19 de Maio, pessoas vestidas com uniforme militar atacaram a residência do presidente da Assembleia Nacional, Vital Kamerhe, por volta das 04h30, hora local.
Tanto Vital Kamerhe como a sua família saíram ilesos do incidente, mas os agressores dirigiram-se então ao Palácio da Nação, sede da Presidência, onde foram neutralizados pelas forças de segurança e defesa.
O julgamento contra os acusados começou em 7 de Junho. JM