Saurimo – A província da Lunda Sul possui 17 zonas consideradas de interesse turístico catalogadas nos últimos anos, com a possibilidade de merecer atenção dos investidores nacionais e estrangeiros, destacou esta quarta-feira, em Saurimo, a técnica do departamento do Turismo, Elisabete Sapato.
Em declarações à ANGOP, a técnica disse que para além deste número, ainda existem outras zonas de interesse turístico por se descobrir e catalogar.
Dos 17 pontos controlados, acrescentou, apenas oito são aproveitados, com destaque para as quedas do rio Tchihumbue, localizado no município do Dala.
Sublinhou que as zonas estão localizadas nos quatro municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, sendo este último que possui mais zonas turísticas.
Elisabete Sapato referiu ainda que para o presente ano, o gabinete tem estado a trabalhar na divulgação dos pontos de interesse turístico, para melhor preservação e valorização, assim como atrair mais visitantes às respectivas zonas.
Lembrou que as administrações municipais estão, desde Janeiro deste ano, a realizar estudos para a localização de novas zonas turísticas para possível catalogação e melhorar o meio.
Estado das vias de acesso
Elisabete Sapato reconheceu o mau estado das vias de acesso aos locais, defendendo a necessidade da reparação urgente das mesmas, para se tirar melhor proveito dos recursos naturais.
adiantou que o sector perspectiva a melhoria das vias de acesso aos locais turísticos, formação de guias turísticos, criação de placas de sinalização para os diferentes sítios e fazer trabalho de restauração, criando infra-estruturas de apoio e acções de promoção.
Trata-se das quedas do rio Tchihumbue, Samussanda, Cataratas do Cassengo, Satchidongo, Luachimo, Tamba, Luia, gruta do Luia, bem como as lagoas do Luar, Pelengue, Tchitende, aldeamentos turísticos, pensões, restaurantes, bares e hotéis, entre outros pontos. QB/JW/QCB