Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Manifestações na África do Sul contra violência de género e feminicídio

    Angop logo
     África           
  •  • Sexta, 11 Abril de 2025 | 21h11
Bandeira da África do Sul
Bandeira da África do Sul
angop

Joanesburgo - Centenas de pessoas manifestaram-se hoje em Pretória contra o feminicídio e a violência de género na África do Sul, apelando para que "esse flagelo" seja reconhecido como uma "catástrofe nacional", noticia a Lusa.

De acordo com dados da ONU, na maior economia da África uma em cada três mulheres sofre abuso físico ou sexual durante a vida.

A Miss África do Sul 2024, Mia le Roux, esteve presente na manifestação de Pretória, vestida de preto, e marchou em direcção aos edifícios sede do governo, adjacentes ao palácio presidencial.

Esta marcha foi uma das muitas organizadas hoje em todo o país.

Os manifestantes, a grande maioria mulheres, apresentaram uma petição ao governo.

"É altura de mudar. Não podemos continuar a fazer a mesma coisa vezes sem conta e nada acontece", disse a fundadora do grupo 'Women Waging War', Siphiwe George.

Declarar a violência baseada no género como uma catástrofe nacional "vai permitir-nos combater este flagelo a um nível totalmente novo", acrescentou, explicando que isso tornaria possível atribuir fundos a abrigos para as vítimas.

A África do Sul, um país de 62 milhões de pessoas, tem algumas das maiores taxas de violência contra mulheres e crianças do mundo, de acordo com a ONU.

Em média, são registadas 129 violações por dia, segundo números da polícia, que não especificam o sexo das vítimas.

Um dos casos mais recentes a indignar o país ocorreu no ano passado, quando uma menina de sete anos foi estuprada na escola, sendo que até agora não houve nenhuma detenção relacionada com o caso.

O Presidente Cyril Ramaphosa disse na quarta-feira que era urgente resolver os pontos legais que prejudicam os direitos e interesses dos sobreviventes da violência de género.

"As leis não devem ser apenas escritas, devem ser aplicadas", afirmou numa conferência de juízas, referindo que "os responsáveis devem ser chamados a prestar contas e as sentenças proferidas devem reflectir a gravidade dos seus crimes". AM

 

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+