Lobito - Vinte e seis rodados para recuperação de carruagens do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) chegaram, este sábado, ao Lobito, provenientes da África do Sul, soube a ANGOP.
Falando à imprensa, o Presidente do Conselho de Administração do CFB, Antônio Cabral, informou que, até ao próximo mês de Maio, chegarão mais 30 para pôr em funcionamento 50 carruagens.
“Temos cerca de 82 carruagens para reparar, mas nesta primeira fase estão programadas 50, é um processo”, afirmou o PCA, acrescentando que a meta é chegar aos 200 rodados.
Ainda sobre rodados, que estão a ser garantidos pela empresa “Lukini”, responsável pelo fornecimento do material circulante ferroviário a partir da África Austral, disse que o CFB está a aguardar por 24 peças para completar as outras 24 já recebidas para as locomotivas.
De acordo com o PCA, as 50 carruagens vão dar resposta à demanda, principalmente no troço Kuito/Luena, onde a procura é significativa devido à falta de transportes rodoviários.
“Vamos aumentar mais um comboio no troço Lobito/Huambo e mais um comboio expresso entre o Huambo e o Luena”, anunciou.
Questionado sobre a movimentação de passageiros, confirmou o aumento da procura, tendo em conta os baixos preços praticados pela companhia.
“No troço Lobito/Benguela, estamos com uma margem de três mil passageiros por dia, cobrando cem kwanzas por pessoa”, pontualizou.
Deu também exemplo da corrida entre o Lobito e Huambo e vice-versa, com valor de mil kwanzas e Huambo/Luena, a Kz 2.950.
Mesmo com a recente subida do gasóleo, descartou o aumento de preços pela companhia, justificando que esta medida passa por um alinhamento entre os Ministérios dos Transportes e das Finanças.
Sobre a vandalização dos comboios, confirmou haver uma redução significativa devido a campanha de sensibilização, envolvendo as igrejas, sociedade civil, os sobas, a Polícia Nacional, inclusive o Comando Regional Centro das Forças Armadas Angolanas, que tem feito patrulhamento ao longo da linha.
Desde a data do contrato de transferência da concessão dos serviços ferroviários e logística ao consórcio Lobito Atlantic Railway (LAR), no dia 4 de Junho de 2023, que o CFB responsabiliza-se apenas pelo transporte de passageiros e cargas leves. TC/CRB