Luanda - Um memorando de entendimento foi assinado, esta quinta-feira, em Luanda, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a DHL Angola, com objectivo de impulsionar as exportações angolanas e promover a ligação eficiente nos mercados internacionais, por meio do comércio electrónico e da cadeia logística.
O acordo foi rubricado pelo presidente do Conselho de Administração AIPEX, Arlindo Rangel, e o director-geral da DHL Angola, Juvenal Coque.
Na ocasião, o gestor da AIPEX enfatizou que a assinatura desse documento resulta da missão de impulsionar o comércio electrónico, formalizar negócios informais e ampliar o alcance dos produtos angolanos no mundo.
Segundo Arlindo Rangel, a parceria assinala mais um passo firme no compromisso da AIPEX com a promoção das exportações e o fortalecimento do ecossistema do comércio electrónico em Angola.
Avançou que, através desta colaboração, se pretende criar uma plataforma digital para exposição e promoção de produtos feitos em Angola, servindo como uma montra virtual para a produção nacional.
“Estes esforços estarão ancorados na criação de uma área de inteligência comercial na AIPEX, que funcionará como canal central para a concretização de negócios e tomada de decisões estratégicas, bem como na elaboração de materiais promocionais e relatórios conjuntos de progresso”, disse.
Por sua vez, o director-geral da DHL Angola, Juvenal Coque, afirmou que o acordo tem como principal foco ajudar as empresas a expandir os seus produtos no exterior do país e competir no mercado internacional como as outras de dimensão mundial.
O mesmo visa ainda fazer perceber as empresas o que precisam para se posicionarem no mercado internacional, do ponto de vista de marketing, embalamento e conhecimento daquilo que as outras de outros países têm em termos de leis aduaneiras.
Ressaltou que, neste acto, deu-se o início do programa, que tem vários módulos, realçando o ensino às pequenas empresas a efectuarem o embalamento correcto dos produtos (packing), as regras aduaneiras e a unificação de algumas tarifas para exportar a preços competitivos.
Sublinhou que a união entre a AIPEX e a DHL vem para alavancar as empresas com a missão de exportar e com pouca capacidade de o fazer, quer em termos de habilidades para exercer a sua actividade ou função (know-how), quer financeiro.
Juvenal Coque adiantou que, inicialmente, vão trabalhar com as empresas registadas pela AIPEX e motivar outras também para entrar no mesmo programa. CPM/QCB