Luanda - A delegação angolana presente em Nuremberga, Alemanha, para participar na 74ª edição da "Feira de Ideias, Inovações e Novos Produtos" (IENA), vai apresentar serviço e criações tecnológicas ligados ao ambiente e à área social.
Estes projectos propõem garantir um ambiente mais saudável e pouca poluição, como é o caso do projecto e-waste (Waste Manegement System) voltado à recolha de resíduos sólidos, indicando eco-pontos de deposição e recolha selectiva de lixo.
De acordo com o coordenador da comitiva angolana, Padoca Calado, para esta edição, o país faz-se representar por inventores de universidades, instituições de investigação e freelancers, com projectos distintos.
A Universidade Agostinho Neto (UAN) leva para o evento o "E-Resíduos" - Sistema de Gestão de Resíduos, com o objectivo de facilitar a gestão e o rastreamento de resíduos, desde a colecta até ao descarte adequado, optimizando rotas, identificando pontos de coletas e promovendo a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
Por seu turno, a Plataforma Consciência Ambiental oferecerá acesso a conteúdos educativos sobre questões ambientais relevantes, como mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, gestão de resíduos e uso sustentável de recursos naturais.
Já o Sistema de Monitoramento da Qualidade do Ar ambiental visa coletar, processar e analisar dados relacionados à poluição atmosférica, permitindo, quando necessário, as medidas adequadas de mitigação para proteger a saúde pública e o meio ambiente.
Entre os projectos consta ainda o Sistema de segurança no trânsito- um acessório computacional projectado para monitorar, analisar e melhorar a segurança nas vias de tráfego, cujo objectivo principal é reduzir acidentes.
A lista de projectos inclui ainda o Sistema de monitoramento de preservação de ecossistemas-uma plataforma para monitorar, analisar e proteger ecossistemas, cuja aplicação visa garantir a preservação de habitats, espécies e recursos naturais, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões na gestão ambiental.
Está ainda o Catastrophe Savior - Sistema de alerta a Desastres Naturais, destinado a analisar e classificar os pontos geográficos para disponibilizar dados sobre a segurança de diversas regiões, tendo em conta os diferentes tipos de desastres naturais, de modos a salvaguardar a vida das pessoas e animais, indicando-lhes possíveis locais com segurança em caso de estarem em zonas de risco, bem como o AngoTranscritor - Sistema de Transcrição, uma solução destinada ao português falado em Angola que visa automatizar e optimizar o processo de transcrição, permitindo a conversão de áudio, vídeo e texto de forma eficiente e precisa.
Os participantes angolanos leveram ainda Crónicas de Njinga Mbandi, um jogo que retrata a história de libertação de Angola e traz temáticas sobre a cultura africana.
O jogo permite ainda conhecer os hábitos e costumes do povo angolano e o percurso histórico da luta de libertação naciolal como: armas utilizadas, trajes, trincheiras, tipos de habitações de refúgio bem como os tratados.
Para esta 74ª edição da Feira de Ideias, Inovações e Novos Produtos ( IENA 2023), a delegação angolana é composta por 10 pessoas, entre responsáveis de universidades e inventores, com 32 projectos inscritos.
Na edição passada, em 2022, o país conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze, chegando a marca de 109 medalhas, sendo 26 de ouro, 36 de prata e 47 de bronze. MDS