Ondjiva – Jovens da província do Cunene reafirmaram este sábado, em Ondjiva, o compromisso em continuar a participar e apoiar o programa do governo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país, durante o acto provincial antecipado do Dia da Juventude Angolana.
Na ocasião, o secretário do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Praia Chivela, disse que os jovens estão firmes e determinados a emprestar o seu saber no desenvolvimento da província e do país.
“Angola é de todos, sendo jovens devemos assumir com responsabilidade a tarefa de cuidar o país, dando continuidade a trajectória daqueles que lutaram para alcance da independência nacional e a paz”, realçou.
Sugeriu que a juventude deve apostar seriamente na formação académica, conhecimento científico e profissional, aproveitando as oportunidades que o Executivo Angolano tem colocado a disposição.
Orientou ainda a juventude a ser exemplar e cultivar os valores que sustentam um ambiente de paz e interacção social, como a tolerância, respeito aos símbolos nacionais e as instituições do Estado, reafirmando que a nova Divisão Política Administrativa é um dos sinais para a redução dos problemas sociais da juventude, sobretudo a empregabilidade.
Praia Chivela solicitou ao governo a criação de mais espaço de lazer com a conclusão das obras do campo dos Castilhos, pavilhão multiuso do Naipalala, Casa de Juventude da Cahama e do Xangongo e as salas de aulas do Instituto Politécnico de Ondjiva.
Por seu turno, o director do Gabinete da Juventude e Desporto do Cunene, Carlos Ndafaohamba, destacou o papel e o espírito de luta e o sacrifício demonstrado pelos jovens na conquista da Independência Nacional, da paz e a defesa da soberania.
O responsável afirmou que a juventude é um pilar necessário para o progresso social, económico e cultural, que continuará a merecer atenção especial para construção de uma sociedade mais sólida e justa.
Disse ser importante a sua participação na vida política por via das associações em colaboração com o governo provincial e as administrações municipais, para implementação e execução dos programas de desenvolvimento do país.
Referiu que o gabinete compromete-se em criar iniciativas para o empoderamento dos jovens, por meio de workshops e actividades que visam estimular a criatividade e o empreendedorismo.
O acto foi marcado com homenagem a individualidades que contribuíram para o desporto e associativismo juvenil na província, testemunhado pela governadora, Gerdina Didalelwa.
O Dia da Juventude Angolana assinala-se na segunda-feira, 14 de Abril, em homenagem a José Mendes de Carvalho “Hoji-ya-Henda”, comandante das antigas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) falecido nesta data em 1968, aos 26 anos, num assalto a um quartel das tropas coloniais portuguesas.
As actividades vão decorrer sob o lema “Por uma juventude desenvolvida, valorizemos as conquistas alcançadas”.PEM/LHE/HDC