Saurimo – Situações de jogo, sanções disciplinares, avaliação física e postura do profissional de arbitragem fazem parte do conteúdo programático do curso de gestão desportiva, iniciado esta quinta-feira, em Saurimo, Lunda-Sul.
A acção formativa, com duração de 30 dias, iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), realiza-se no quadro da disputa nos campeonatos provinciais e nacionais de andebol.
Na abertura, o director do gabinete provincial da Juventude e Desportos, Nelson Muiuca, enalteceu a formação que vai ajudar no fortalecimento do conhecimento, para que o profissional possa exercer a sua tarefa com zelo e responsabilidade.
Afirmou que os quadros da província ganham muito com estas ferramentas em técnicas e metodologias, visando contribuir para que os árbitros qualifiquem-se no futuro em apitar jogos nacionais e internacionais.
Por seu turno, o formador e coordenador-adjunto do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Francisco Luzendo, disse que o objectivo da formação é capacitar os participantes em várias matérias no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO` 2024-27).
Referiu que além de árbitros, participam da mesma, dirigentes desportivos e técnicos das equipas de andebol da Lunda-Sul.
A província dispõe de seis clubes de andebol legalizados. JW/MC