Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ngana Zenza fortalece assistência primária de saúde na Huíla

    Angop logo
     Saúde           
  • Huíla • Quinta, 17 Abril de 2025 | 16h29
Médica no hospital do Toco, na Huíla
Médica no hospital do Toco, na Huíla
Amélia Oliveira - ANGOP

Hoque - O Subprojecto de Assistência Médica e Medicamentosa de Proximidade, inserido na Intensificação Comunitária do Hospital Municipal "Mamã Muxima do Toco", lançado hoje, quinta-feira, pela Fundação Ngana Zenza (FDC), vai fortalecer a assistência primária de saúde e reduzir o congestionamento de pacientes no hospital.

Trata-se de um subprojecto do Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC) do Toco que vai a partir de hoje associar-se ao programa de intensificação comunitária do hospital municipal do Toco, que abrange mais de mil famílias de cinco aldeias.

Entre as patologias mais frequentes na localidade consta a malária, a febre tifóide, assim como a diarreia e a má nutrição.

Ao falar no lançamento, a directora do hospital municipal "Mamã Muxima do Toco", Preciosa Pires, disse que a iniciativa é um auxílio no serviço que o hospital tem na comunidade e vem estabelecer, estruturar e fortificar a assistência primária de saúde, reduzindo os casos de doenças mais frequentes.

Declarou que há situações de registo de cinco a seis pacientes que chegam em estado grave provenientes da mesa aldeia, razão pela qual é necessário actuar de uma maneira preventiva nessas comunidades.

O PDIC foi motivado pelas difíceis condições de vida das populações nas aldeias, motivadas pelas residências precárias, falta de água potável, mau saneamento do meio, acesso aos serviços sociais básicos, distância percorrida e continuidade dos estudos para a educação, custos e distância dos serviços, análises, medicamentos na saúde, registo de nascimento/Bilhete de Identidade, entre outros.

A povoação do Toco, no município do Hoque, localiza-se 30 quilómetros da cidade do Lubango. está administrativamente organizada em 15 localidades nomeadamente, Toco (sede), Muholi, Tchimpata, Meva- Yela, Mbala-Yo-Mucua, Camutcha, Nphongo, Mapundi 1, Mapundi 2, Mapundi 3, Hanga 1, Hanga 2, Tchiingui, Mungundo e Camihombo.

EM/MS



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+