Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Jovens incentivam criação de espaços de concertação social

    Angop logo
     Sociedade           
  • Bengo • Quinta, 17 Abril de 2025 | 16h17
1 / 2
Participantes no 1º Fórum Provincial de Intercâmbio Juvenil
Participantes no 1º Fórum Provincial de Intercâmbio Juvenil
DR

Caxito – A juventude da província do Bengo incentivou esta quinta-feira, a contínua criação de espaços de diálogo e concertação social, na busca de soluções e definição de prioridades para os problemas que afectam esta franja.

Os jovens defenderam esta posição durante o 1º Fórum Provincial de Intercâmbio Juvenil do Bengo, enaltecendo a iniciativa que, segundo eles, representa um marco para o associativismo.

O secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) no Bengo, Carlos de Castro, considerou o evento um marco referencial para o associativismo, porque proporciona um ambiente que visa exercitar o raciocínio, dando espaço para que cada um possa emitir a sua convicção para o bem comum.

Por sua vez, a arquiteta Djamila Cassoma que dissertou sobre a “Juventude como agente de mudança no desenvolvimento comunitario” instou os jovens a primarem por iniciativas empreendedoras, com vista a promoção do auto-emprego e contribuir para o desenvolvimento da economia.

Já o preletor David Samboco, que abordou o tema “Os desafios da juventude em manter a estabilidade política nacional” disse que os jovens devem preservar a paz, bem como participar nos processos políticos, económicos e sociais do país.

Sublinhou que a juventude deve pautar pela cultura de tolerância, conviver na diversidade e identificar o interesse nacional que une os angolanos.

A jovem Micaela Muginga, considerou benéfico o encontro por ter congregado jovens de todos municípios da província do Bengo, dando oportunidade aos jovens de apresentar a sua visão e/ou soluções para os problemas do país.

Encorajou a apostarem na formação académica e profissional, bem como na agricultura, para a sua inserção no mercado de emprego e contribuir no aumento da produção agrícola.

O director do Gabinete Provincial da Juventude e Desportos, António Ribeiro, disse que o fórum visa elucidar os jovens sobre o processo de preparação das autarquias locais e promover a cultura da paz durante e depois dos períodos eleitorais.

Sob o lema “O papel da Juventude na preservação da Paz e desenvolvimento de Angola”, o fórum vai analisar os desafios da juventude para manter a estabilidade política de Angola e proporcionar uma reflexão sobre os diferentes contextos históricos em Angola (1975-2025).MD/CJ/HD



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+