Ndalatando - Setecentos quilogramas de estupefaciente (liamba) foram apreendidos, nos últimos 12 meses, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Cuanza-Norte, no âmbito da luta contra drogas.
Os dados foram apresentados hoje ( quarta-feira), em Ndalatando, pelo delegado provincial do Interior no Cuanza-Norte, comissário José Fernandes, por ocasião das comemorações do 26 de Junho, Dia Mundial da Luta contra as Drogas.
A par da apreensão dos 700 quilogramas de liamb), José Fernandes indicou ainda a destruição de 5.207 plantas e respectivos campos de cultivo desta droga.
Esclareceu que a apreensão da referida quantidade de estupefaciente, em apenas um ano, resulta do facto de Cuanza-Norte representar uma via de trânsito da droga transportada das províncias do Norte e Leste para a capital do país.
Apesar das estatísticas apresentadas, considerou os indicadores de tráfico e consumo de drogas na província como estando sob controlo da Polícia Nacional.
De acordo com José Fernandes, a corporação tem também a sua acção direccionada para o reforço da sensibilização das comunidades às consequências sociais e jurídicas do consumo e tráfico de estupefaciente.
Na sua intervenção, o responsável reafirmou a prontidão da Polícia no combate ao tráfico, cultivo e uso de drogas, face ao impacto negativo para a estabilidade e bem estar social das comunidades.
No acto decorrido nas instalações do SIC e presidido pelo delegado provincial do Interior, participaram magistrados, altas patentes da Polícia Nacional e convidados. LJ//IMA/IZ