Cubal - Cerca de 70 por cento dos 167 mil habitantes da sede municipal do Cubal, na província de Benguela, consome água potável, dentro dos padrões recomendados pela OMS, soube hoje a ANGOP.
Essa informação foi avançada pelo director municipal da Energia e Águas, Abel dos Santos Lourenço, referindo que existem actualmente 1.700 ligações domiciliares, para além de vários chafarizes.
"A água consumida actualmente na sede municipal tem um PH de 6 a 7, dentro dos parâmetros definidos pela OMS", afirmou.
O líquido é captado no rio Cubal e bombeado para a Estação de Tratamento localizada na zona alta da cidade, sendo posteriormente distribuído às residências por um sistema de gravidade.
Segundo o director, que falava à ANGOP, a capacidade de produção é de 100 metros cúbicos por hora e a sua distribuição é directamente proporcional a isso.
Entretanto, o aumento populacional e o surgimento de novos bairros impõem investimentos para o alargamento da rede de distribuição, admite o responsável.
Abel Lourenço apontou como outro desafio do sector, a substituição gradual da rede de distribuição, por ser muita antiga e apresentar muitas roturas sempre que se aumenta o bombeamento.
Questionado sobre a realidade nas comunas da Capupa, Yambala e Tumbulo, o director considerou a distribuição de água de razoável.
"Com excepção da Yambala, os demais sistemas de captação e tratamento estão a funcionar normalmente e a fornecer água potável aos munícipes", informou.
Avarias
Abel dos Santos Lourenço informou que o município regista algumas avarias no sistema de captação e distribuição do precioso líquido.
Na sede municipal, os bairros Benfica e da Missão encontram-se sem água há seis meses, por conta de uma avaria registada no sistema auxiliar que os abastecia.
O responsável disse que o assunto é de conhecimento da Empresa Provincial de Água e Saneamento, esperando-se por uma solução o mais breve possível.
Na mesma senda, o sistema de captação e tratamento da comuna da Yambala também encontra-se avariado há três meses, aguardando por reparação.
Contudo, o director aponta "esperançado" para um projecto de âmbito central, de construção de um segundo sistema de captação, tratamento e distribuição de água no município do Cubal, como a solução para as limitações verificadas actualmente.
"Sabemos que esse projecto está em curso e temos certeza que há de se materializar a qualquer momento", frisou.
O município do Cubal, que vai celebrar a 23 do corrente o seu 56º aniversário, tem uma população estimada em 367 mil habitantes, distribuídos pela sede e comunas da Yambala, Tumbulo e Capupa.
A agricultura e a pecuária são as duas principais actividades desenvolvidas pelos seus habitantes. CRB