Ndalatando - Um cidadão angolano, de 40 anos de idade, acusado de assassinar cinco anciãos nas zonas de cultivo da província do Cuanza Norte, foi detido pelas forças policiais.
O suposto homicida, identificado por Jaime André da Silva, também conhecido por Leo, natural da província de Malange, foi capturado no dia 04 deste mês na zona de Kissecula, nas imediações do Morro do Binda, no município do Cazengo, numa acção conjunta de forças de defesa e segurança.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, Edgar Salvador, informou que o suposto criminoso, na sequência investigativa, confessou em primeira instância a autoria de três homicidios de anciãos.
O pressumível autor, de acordo com o porta-voz, indicou também os locais onde praticou os crimes, que coincidem com os sítios onde as forças de defesa e segurança removeram os cádaveres.
Terça-feita, continuou, Edgar Salvador, o acusado, confessou a autoria de outros dois crimes que estavam por esclarecer.
Na sequeêcia trabalho, continuou o intendente, contactou-se as instituções afins na província de Malange, para auferir a identidade do suposto autor dos crimes, onde se apurou que o mesmo é um fugitivo da justiça, na sequência do homicídio, em 2022, de um amigo.
Sobre o mesmo pesa também o crime de tentativa de violação da sua progenitora.
Em decalarações à imprensa, o acusado também confessou a autoria dos crimes e descreveu o modus operandis.
De acordo com o mesmo, saiu de Malange para o Cuanza-Norte e passou duas noites na rua e por fome, dirigiu-se à uma lavra para pedir mandioca, mas a camponesa que lá encontrou recusou o pedido.
Contrariado, conta, pegou num pau e desferiu duros golpes na cabeça e região do pesçoço da vítima.
Informou que os crimes foram motivados pelo “simples desejo de matar”.
No entanto, o porta-voz do SIC no Cuanza Norte, Kituxi André, esclareceu que de 2024 a 2025, a instituição tem o registo de 11 crimes de homicídio qualificado em razão da qualidade da vítima, por asfixia mecânica, a maioria concorridos com agressão sexual.
As vitimas, todas do sexo feminino, foram mortas em matagais, no município do Cazeng.
Os 11 crimes, com dois acusados, estão todos esclarecidos. Um dos acusados, a quem se imputa a autoria de seis crimes, encontra-se detido em prisão preventiva na penitenciária de Cazengo, Ndalatando, onde aguarda pelo julagamento. IMA/YD