Moçâmedes - Vinte mil famílias vulneráveis, dos cinco municípios da província do Namibe, recebem ajuda alimentar regular das autoridades, através de cozinhas comunitárias e cestas básicas.
A informação foi hoje, dada pela directora do Gabinete Provincial da Acção Social , Família e Igualdade de Género, Lemba Lopes, esclarecendo que essas pessoas recebem bens como arroz, fuba, feijão, óleo e massa alimentar, sabão, conserva e sal.
A responsável disse que em função das dificuldades que os populares de várias localidades enfrentam, as administrações municipais continuam com o processo de cadastramento, tendo uma previsão de que este número chegue aos 30 mil famílias, nos próximos dias.
As conzinhas comunitárias, segundo a directora, foram abertas pelas administrações municipais em Abril último, ao todo são 20, a razão de quatro para cada município, que diariamente servem duas refeições quentes.
Estima-se que mais de cem mil pessoas tenham sido afectadas pela seca severa na província do Namibe, sendo o Virei e o Camucio os municípios mais prejudicados.