Gambos – Uma mulher de 23 anos de idade enforcou a própria filha, de um ano, e na sequência, na mesma árvore, enforcou-se, no município dos Gambos, a 156 quilómetros a Sul do Lubango, província da Huíla.
O facto deu-se nesta quinta-feira, pelas 13h20 minutos, mas precisamente na aldeia de Dongue, a 59 quilómetros da sede comunal da Chibemba.
De acordo com um comunicado da Polícia Nacional, que cita um cunhado da mulher, identificada por Vitória Cubano, esta era solteira e a causa presumível do seu acto teria sido desavenças familiar.
A mesma testemunha deu a conhecer à Polícia que a jovem regressava da localidade do Ndungua, onde vivem seus pais e posta na sua residência, no bairro Manungo, dirigiu-se à lavra, onde deu conta da falta de espigas de massambala, retiradas por sobrinhos.
Em acto contínuo, diz a Polícia, a mulher teria queimado as mãos de uma das crianças envolvidas, ao que foi repudiada pela família, tendo depois praticado o homicídio e o suicídio.
Em 2024 a Huíla registou 33 suicídios, 19 dele foram por enforcamento e envolveram pessoas dos 12 aos 65 anos de idade e os Gambos apareceu com dois casos, num gráfico liderado pelo Lubango com 12.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o suicídio como a quarta maior causa de morte no mundo entre jovens dos 15 aos 29 anos. MS