Malanje- Dois mil e 24 moto-taxistas vulgos “Kupapatas”, que exercem actividades no município de Malanje, iniciaram hoje, segunda-feira, a segunda fase de formação sobre código de estrada.
De iniciativa da Administração Municipal de Malanje, a mesma visa dotar os moto-taxistas de conhecimentos teóricos de condução automóvel, face aos acidentes de viação que vêm se registando fruto do desconhecimento das regras de trânsito, para além de melhorar o serviço de transporte e mobilidade urbana.
Durante 45 dias, serão abordadas matérias relacionadas com o código de estrada, postura do condutor e técnicas de condução, perfil do condutor, verificação do veículo, uso adequado dos equipamentos de segurança, entre outras.
Na abertura do evento, a Administradora Municipal Adjunta de Malanje para a área Social e das Comunidades, Aidnes Lameirão apelou para o acatamento das regras de condução por parte dos moto-taxistas e peões, com vista a se evitar acidentes e mortes.
Realçou que o condutor deve ser responsável e cuidadoso nas estradas, pois, muitos acidentes resultam da imprudência.
Por sua vez, o director interino do Gabinete Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Monteiro Júnior reiterou a necessidade do uso de capacetes, coletes reflectores e outros equipamentos úteis para a protecção do condutor, sendo que não basta a formação sobre o código de estrada.
Enquanto isso, o presidente da Associação dos Moto-taxistas e Transportadores de Angola (AMOTRANG), em Malanje, Heth Caculo disse que a agremiação vai continuar a interceder para a promoção contínua de cadastramento e formação contínua dos moto-taxistas, abrangendo os demais municípios da província.
Na primeira fase da formação, decorrida de Novembro a Dezembro do ano passado, foram formados 570 moto-taxistas.
A formação decorre sob o lema “Taxistas formados, trilhando as estradas de Angola sem sangue” e nela participam também especialistas da viação e trânsitos, efectivos dos Bombeiros, representantes das escolas de condução e da Administração Geral Tribularia (AGT). RM/NC/PBC