Menongue - Um jovem de 24 anos de idade morreu, nesta segunda-feira, no bairro Terra Nova, nas proximidades do aeroporto Comandante Kwenha, vítima da explosão de um engenho do tipo morteiro D-30 do qual tentava supostamente extrair mercúrio.
Em declarações à imprensa no local da ocorrência, o chefe das operações do Centro Nacional de Desminagem (CND) no Cubango, Isaac Chivinda Xavier, afirmou que o jovem transportava quatro engenhos não detonados, sendo que, na tentativa de abrir, um deles explodiu, causando a sua morte.
O responsável informou que, na semana passada, o CND retirou vários engenhos não detonados nos arredores do aeroporto comandante Kwenha, acrescentando que foram realizadas palestras de sensibilização nos bairros Castilho, Cazenga e Terra Nova, arredores do aeroporto, para evitar a recolha de material ferroso para a comercialização, dado o perigo.
Explicou que, antes da sua morte, o jovem dedicava-se à actividade de recolha e venda de “ ferro velho”, tendo escondido quatro explosivos durante alguns dias com a intenção de os vender.
Trata-se do segundo caso ligado à recolha e manuseamento indevido de engenhos explosivos não detonados, embora no primeiro não houve vítimas humanas. ITH/FF/PLB