Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Quirguistão querem formalizar novos acordos

    Angop logo
     Política           
  •  • Sábado, 12 Abril de 2025 | 12h23
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, reúne-se com Primeiro Vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão, Asein Isaev
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, reúne-se com Primeiro Vice-ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão, Asein Isaev
DR

Luanda - Angola e o Quirguistão manifestaram, este sábado, em Antalya, Turquia, a necessidade da troca de visitas entre entidades e a formalização de novos instrumentos de cooperação, com vista o fortalecimento das parcerias entre os dois países.

O intenção foi expressa durante o encontro entre o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o Primeiro Vice-Ministro do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quirguistão, Asein Isaev, à margem da 4º Edição do Fórum Diplomático, que termina domingo.

O encontro, segundo uma nota de imprensa do MIREX,  serviu para fortalecer as relações bilaterais e dinamizar novas áreas de cooperação entre Angola e o Quirguistão.

Durante o mesmo, as duas entidades passaram em revista o estado actual da cooperação e reiteraram a intenção de aprofundar as relações nos mais diferentes sectores da vida política, diplomática e comercial de ambos os países.

As relações de cooperação entre Angola e o Quirguistão são ainda incipientes, porém, ambos os Governos pretendem identificar áreas de interesse mútuo que permita expandir o quadro jurídico entre os dois países, no sentido de alinhar políticas, que visam a cooperação quer no âmbito bilateral, como no âmbito das Organizações Internacionais.

No âmbito das relações de cooperação bilateral, foi assinado, em Baku, República do Azerbaijão, à margem da Cimeira da COP-29, realizada em Novembro do ano transacto, o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas, entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros  do Quirguistão.

Os dois países manifestaram em setembro de 2024 em Nova York, à margem da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, o interesse de reforçarem a cooperação político-diplomática através da assinatura de Instrumentos Jurídicos.

O Quirguistão é um país da Ásia Central ao longo da Rota da Seda, antigo trajecto comercial entre a China e o Mediterrâneo. 

Arménia 

Ainda no quadro da agenda na Turquia, O ministro Téte António manteve, sexta-feira, um encontro, com o seu homólogo da Arménia, Ararat Mirzoyan.

O encontro serviu para os dois chefes  da diplomacia abordarem diversos aspectos da vida político-diplomática e económica, bem como temas da agenda internacional, como foco no aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Arménia.

Dentre as questões abordadas constaram a necessidade de promoção de visitas recíprocas ao mais alto nível, o fortalecimento do diálogo político-diplomático e a identificação de sectores prioritários para uma futura cooperação.

Os dois diplomatas manifestaram ainda o desejo de estabelecer mecanismos jurídicos que facilitem o intercâmbio bilateral, incluindo a assinatura de memorandos de entendimento e acordos de cooperação. 

O titular da pasta da diplomacia angolana partilhou os esforços em curso por parte de Angola enquanto Presidente em exercício da União Africana, tendo destacado o compromisso do país com a promoção da paz, segurança, integração regional e desenvolvimento sustentável no continente africano.

Neste perspectiva, o ministro Ararat Mirzoyan expressou o seu apreço pelo papel de Angola na cena internacional e encorajou o reforço do diálogo entre África e o Cáucaso do Sul.

O estreitamento dos canais de comunicação entre os respectivos ministérios também mereceu atenção neste encontro.

As relações diplomáticas entre Angola e a Arménia foram oficialmente estabelecidas a 3 de Outubro de 1994. 

Desde então, os dois países têm mantido uma cooperação discreta, mas com sinais recentes de revitalização.

No domínio económico,  os dados disponíveis sobre o volume de comércio bilateral demonstram uma tendência crescente das importações angolanas provenientes da Arménia.

Em 2022, as importações atingiram os 6,03 milhões de dólares norte-americanos, tendo decrescido para 3,39 milhões em 2023.

Contudo, registou-se um aumento significativo em 2024, com um volume de importações no valor de 25,84 milhões de dólares norte-americanos, o que revela um novo dinamismo na vertente comercial.

A representação diplomática de Angola na Arménia é assegurada pelo embaixador residente em Moscovo, Augusto da Silva Cunha, que também cobre outros países da região.ART





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+