Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cidadãos afirmam que benefícios da paz na Lunda-Norte "são visíveis"

    Angop logo
     Sociedade           
  •  • Terça, 08 Abril de 2025 | 17h34
Lunda-Norte: Mussungue elevada à categoria de município
Lunda-Norte: Mussungue elevada à categoria de município
Hélder Dias

Dundo - Há 23 anos, Angola deu um passo decisivo rumo à estabilidade e ao desenvolvimento, com o fim de décadas de conflito armado, abrindo caminho para um novo capítulo, onde o diálogo, a reconciliação e o compromisso com o progresso, tornaram-se as verdadeiras 'armas" para construir um país melhor.

A paz é considerada a segunda maior conquista dos angolanos, depois da Independência Nacional, em 1975, porque permitiu ao país e aos angolanos um novo recomeço.

Na Lunda-Norte, por exemplo, os cidadãos afirmam que os benefícios da paz são visíveis, apontando a reposição da administração do Estado nos municípios de Caungula, Cuilo e Lubalo, que té 2002, não funcionava , ocupados pela UNITA , na altura, como o primeiro grande ganho naquela parcela do país.

O regedor Alberto Cadrela “Nachiri”, considerou a construção da Centralidade do Mussungue, com 5 mil e 400 apartamentos construídos na primeira fase, como um dos maiores ganhos da paz na Lunda-Norte, porque resolveu o problema da habitação na província.

"A Lunda-Norte, em particular a cidade do Dundo, não tinha mais capacidade para nos albergar, porque ela foi concebida como um acampamento mineiros, mas centralidade do Mussungue contribuiu no crescimento da cidade e na realização do sonho da casa própria" , frisou.

O cidadão Fernando Terça, disse que a reabilitação e asfaltagem de 950 quilómetros de estradas, que permitiu a ligação de dez municípios, foi fundamental na redução das assimetrias locais, porque facilitou a implementação de projectos socioeconómicos no interior da província.

O economista José Cangolo, considerou a implementação, pela primeira vez, de uma Universidade no Dundo (Lueji A'Nkonde ), em 2004, como uma dos marcos importantes nestes 23 anos de paz, porque permite que os jovens locais superem-se academicamente sem necessidade de se deslocar noutras províncias.

Sinalizou também a reabilitação e ampliação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, com capacidade de produzir 34 megawatts de energia, a construção do aeroporto do Kamaquenzo, de 208 salas de aulas, como ganhos da paz, apelando a população no sentido de preservar os bens.

Já o pastor da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Lopes Lungaumue, apontou a construção de unidades sanitárias, destacando os hospitais do Mussungue, Maternidade Provincial, Sanatório, o Centro de diagnóstico, bem como os de nível municipal, como maior maior investimento do Executivo nos últimos 23 anos.

No quadro das celebrações do 23° aniversário da paz, o bairro Samacaca, no município do Mussungue, ganhou  uma escola de sete salas de aulas e logo mais, está previsto um espetáculo musical na Avenida Dr. Agostinho Neto, aberto ao público. HD





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Planalto de Camabatela ganha novas infra-estruturas

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 19h48

Suspensão de pensões preocupa 2ª Comissão da AN

 Segunda, 14 Abril de 2025 | 19h45

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+