Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Planalto de Camabatela ganha novas infra-estruturas

    Angop logo
     Agricultura           
  • Cuanza Norte • Segunda, 14 Abril de 2025 | 19h48
Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos inaugura Centro de Veterinaria no Planalto de Camabatela
Ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos inaugura Centro de Veterinaria no Planalto de Camabatela
Estevão Manuel - ANGOP

Camabatela - Novas infra-estruturas de apoio ao tratamento e comercialização do gado foram inauguradas hoje (segunda-feira), pelo ministro da Agricultura, Isaac dos Anjos, no Planalto de Camabatela, que compreende as províncias do Uíge, Malanje e Cuanza-Norte.

Trata-se de um Laboratório Veterinário e um Centro Integrado de Comercialização e Leilões de Gado, construídos pelo Executivo angolano no âmbito do repovoamento animal do Planalto de Camabatela.

Os empreendimentos, edificados num período de três anos, custaram ao Estado angolano 73 milhões, 142 mil e 798 dólares americanos.

O Laboratóro de Veterinária conta com áreas de microbiologia, gestão de stock e armazém, salas de triagem, de sorologia, bioquímica e de parasitologia, assim como área administrava.

Já o Centro Integrado de Comercialização de Gado conta com pavilhões de alojamento de animais, lavagem e desinfecção de veículos, exposição e leilão de gado.

No acto inaugural, o ministro Isaac dos Anjos sublinhou a importância destas infra-estruturas para o controlo geosanitário da população animal e no desenvolvimento do Planalto de Camabatela.

O governante indicou que, com estas condições, o Executivo angolano vai continuar a implementar o Projecto Integrado de Desenvolvimento de Samba Cajú, que visa a construção de infra-estruturas que permitem o repovoamento animal no Planalto de Camabatela sem sobressaltos, visando a melhoria da dieta da população, a criação de proteina animal e a redução das importações de carnes e seus dirivados.

Explicou que, além de servir para o diagnóstico de doenças e tratamento de animais, em função dos seus equipamentos de alta precisão, o laboratório poderá servir igualmente para a medicina humana.

De acordo com Isaac dos Anjos, os empreendimentos serão geridos pela Cooperativa Pecuária do Planalto de Camabatela (Cooplaca).

Por seu turno, o governador da província do Cuanza-Norte considerou que, com este investimento público, estão criadas as bases de sustentabilidade para a promoção e desenvolvimento da pecuária na região.

O Planalto de Camabatela constitui uma vasta planície considerada a mais elevada ao Norte do rio Kwanza, com uma extensão de 740 quilómetros quadrados, com 1.415.049 hectares de terra.

O acto inaugural foi assistido pelo governador da província de Malanje, Marcos Nhunga, pela vice-governadora da província do Uíge para o Sector Político, Social e Económico, Sónia Arlete Domingos, por quadros do Ministério da Agricultura, por membros do Governo da Província do Cuanza-Norte e por representantes da sociedade civil e da população. EFM/IMA/IZ



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Supremo Tribunal trava deportações de venezuelanos

 Sábado, 19 Abril de 2025 | 11h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+