Menongue - Pelo menos 150 fazedores de arte e cultura, com destaque para Kuduristas, promoveram, este sábado, uma campanha de recolha de resíduos sólidos nas principais artérias da ccidade de Menongu, província do Cuando Cubango, para a melhoria do saneamento básico e da imagem da urbe.
A campanha de limpeza, promovida pela Delegação da Cooperativa Agrícola dos Kuduristas de Angola (KOAKA) no CuandoCubango, decorreu no âmbito do projecto Kuduro Patriótico.
Em declarações à imprensa, o delegado local do KOAKA, Evaristo Justino "Mom Mina Capitão", disse ser uma campanha comunitária, para dignificar a imagem dos kuduristas, uma vez que há percepção errada do grupo-alvo, em que muitos são chamados de marginais, pela forma de cantar e vestir.
Informou que a campanha contou com o suporte logístico da Administração de Menongue, em merenda, pás, vassouras, enxadas, quatro motorizadas de três rodas, vulto “Kaleluia”, entre ououtr.
Por sua vez, o chefe de departamento da Acção Cultural, Abias Kavuvi, avaliou a actividade de "extrema importância", por serem acções que devem servir de exemplo de outras associações, uma vez que a instituição tem reiterado para esse propósito, com o apoio institucional.
Assinalou que Menongue limpo irá significar a saúde de todos os habitantes da cidade, numa altura em que, nos últimos dias, assiste-se a um engajamento da Administração local na recolha e transporte de resíduos sólidos em todos os bairros da urbe.
A nível do Cuando Cubango a Cooperativa Agricola dos Kuduristas de Angola contra 112 associados. ALK/FF/ALH