Ndalatando – Cem armadilhas para a captura da mosca tsé-tsé (vector da doença do sono) foram colocadas, no decurso desta semana, pelas autoridades sanitárias do Cuanza-Norte, na comuna de Massangano, município de Cambambe.
A informação foi prestada hoje à imprensa pela directora do Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza-Norte, Maria Filomena Wilson.
A acção enquadra-se na luta anti-vectorial da doença do sono e malária, que compreende a colocação de armadilhas em locais de grande concentração da mosca tsé-tsé e fumigação sobre rios, lagoas e charcos.
A comuna de Massangano, pela sua localização e características, encravada entre dois grandes rios (Kwanza e Lucala), com muitas lagoas e áreas florestais, é tida como uma das regiões mais endêmicas da doença do sono na província.
Esta acção que visa proteger da doença do sono e da malária a população local e os participantes a peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora das Vitórias, a decorrer de 16 a 18 deste mês, será complementada com a distribuição de mais de mil mosquiteiros impregnados com insecticida.
Assegurou que durante o evento serão, também, feitos rastreios de várias doenças como a malária, febre tifóide, diabetes, hipertensão, entre outras.
Mais de 17 mil fiéis católicos vão participar na 14ª peregrinação anual ao Santuário da Nossa Senhora das Vitórias.
O evento vai decorrer sob o lema “ Com Nossa Senhora do Rosário Ensinemos as Crianças o Caminho Espiritual da Igreja”. EFM/DS/YD