Menongue - A médica geral da Maternidade do Cuando Cubango, Dimena Lengo, aconselhou, esta quinta-feira, a necessidade de as mulheres começarem, desde cedo, a efectuarem consultas regulares contra o cancro da mama, para a segurança na sua prevenção.
Em declarações à imprensa, a médica, que reagia em balanço do Outubro Rosa naquela região do país, indicou que, apesar de a informação ter passado nos órgãos de comunicação social, infelizmente registou-se pouca adesão de mulheres às campanhas de rastreio do cancro da mama e uterino.
Fez saber que as pessoas que compareceram na campanha de rastreio as idades oscilam entre os 15 aos 56 anos, sendo que os casos suspeitos entre 24 a 26 anos de idade, acrescentando que em 2023 registou-se um único caso de cancro de mama.
“O mês de Outubro é mais para a consciencialização, mas o nosso desejo é de que as pacientes apareçam, em qualquer dia da semana, mês, porque os médicos estão de portas abertas para atender todas as pacientes”, esclareceu a médica.
De referir que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama. ALK/FF