Luanda – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou esta sexta-feira, em Luanda, que o seu pelouro vai trabalhar de forma próxima dos jornalistas para colher opiniões sobre os vários projectos do sector que dirige.
O responsável falava durante uma visita às instalações da Agência Angola Press (ANGOP), acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração, Josué Isaías, administradores e outros responsáveis da empresa.
Rui Falcão informou que tem estado a falar com as federações nacionais no sentido de realizarem formações temáticas envolvendo jornalistas, para que estes se tornem especialistas em determinadas modalidades.
Pediu maior atenção aos profissionais da comunicação social, no sentido de conferirem maior cobertura ao desporto feito nas comunidades.
Depois de ter visitado a Rádio Nacional de Angola, o Jornal de Angola e a ANGOP, seguiu para as edições Novembro, sendo que o seu programa de trabalho prevê, para segunda-feira, deslocação à Televisão Pública de Angola (TPA).
Esta série de visitas de Rui Falcão visa fortalecer os laços institucionais entre o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e os principais órgãos de comunicação social do país.
Tem, igualmente, como objectivo, a promoção de uma colaboração próxima para potenciar a cobertura desportiva e destacar o papel do desporto no desenvolvimento nacional.
Antigo praticante de Karaté, Rui Falcão foi nomeado Ministro da Juventude e Desporto no dia 14 de Fevereiro deste ano.
Antes, foi secretário do Bureau Político para a Informação e Propaganda do MPLA.
Ocupou cargos de liderança no sector do desporto. Entre 1985 e 1989 foi chefe do Departamento de Programação e Avaliação da Direção Nacional de Cultura Física e Recreação, da Secretaria de Estado de Educação Física e Desporto (1989 e 1992) e director nacional de Cultura, Física e Recreação.
De 2008 a 2012 Rui Falcão foi igualmente presidente da mesa da assembleia-geral da Federação Angolana de Andebol. WR