Luanda – Angola e África do Sul avaliaram, esta sexta-feira, a possibilidade de uma visita do Presidente angolano, João Lourenço, àquele país, no mês de Dezembro, no quadro do reforço da cooperação.
O facto aconteceu durante um encontro sobre consultas públicas entre ambas as nações, chefiado pelos ministros das Relações de Angola, Téte António, e das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola.
A visita vem responder a um convite do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Na ocasião, o ministro Téte António explicou que o encontro visou, essencialmente, preparar a visita oficial do Chefe de Estado angolano, sublinhando que será um momento oportuno para os dois países consolidarem entendimentos e definirem acções benéficas para os interesses dos dois povos.
O chefe da diplomacia angolana reafirmou que Angola continua empenhada em promover uma cooperação que seja mutuamente vantajosa, explorando novas áreas de colaboração, especialmente no contexto das reformas estruturais em curso no país.
Segundo o governante, estas reformas visam a criação de um ambiente de negócios favorável e reflectem o compromisso de Angola em fortalecer o quadro legal e promover a estabilidade económica, através da diversificação da economia e do combate à corrupção.
Sublinhou que conta ainda com o estreitamento de uma parceria estratégica e mutuamente vantajosa entre os dois países, nas organizações de que são Estados- Membro, particularmente no âmbito da SADC, na Região dos Grandes Lagos e na União Africana.
Na ocasião, Téte António aproveitou a oportunidade para informar que Angola presidirá à União Africana em 2025, pelo que conta com a solidariedade, a experiência e aconselhamento da África do Sul.
“Juntos podemos construir uma plataforma sólida para a paz, desenvolvimento e a coesão política, não só para o benefício das nossas nações, mas para o progresso do continente”, enfatizou.
Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores informou que Angola e África do Sul projectam a realização da 1ª Sessão da Binacional, para o primeiro trimestre de 2025, em Luanda, um marco importante nas relações bilaterais entre os dois países.
As relações diplomáticas formais entre os dois países remontam a 1994, sendo que já ocorreram quatro Sessões da Comissão Bilateral.
A mais recente, realizada em Luanda, em junho de 2017, reforçou o compromisso mútuo.
Além disso, as Consultas Políticas, estabelecidas pelo Acordo de 2009, têm sido regulares e demonstram o claro propósito de ambas as partes em reforçar a cooperação. FMA/ART
ResponderEncaminhar
Adicionar reação |