Mbanza Kongo – Cerca de um milhão de cajueiros serão plantados nos próximos anos nos municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco, zona costeira da província do Zaire, no quadro de um programa que visa relançar a produção de caju e castanhas em grande escala.
Os dados foram avançados quinta-feira, no município do Nzeto, pelo governador Adriano Mendes de Carvalho, no acto de abertura da campanha agrícola 2024/25.
De acordo com o governante, serão preparados cerca de cinco mil hectares para o cultivo dessa planta na orla marítima da província, para quem o relançamento da produção do caju vai contribuir na diversificação da economia nacional e no reflorestamento de áreas marginais da zona costeira, que tem uma extensão de 250 km.
Adriano Mendes de Carvalho que procedeu ao lançamento dos primeiros pés de cajueiros no município do Nzeto, adiantou que o projecto vai beneficiar mais de sete mil famílias camponesas e gerar perto de mil e 500 empregos directos na sua fase de maturação.
“Este projecto que estamos a testemunhar hoje aqui no Nzeto pode proporcionar uma maior agregação de benefícios económicos e sociais, assim como contribuir na redução de importações da castanha e sumos de caju”, assinalou.
Campanha agrícola com mais de 43 mil hectares
Quarenta e três mil e 273 hectares foram preparados para a campanha agrícola 2024/25 na província do Zaire, verificando-se um aumento de três mil e 275 hectares em relação a época agrícola transacta.
Para o êxito da presente campanha agrícola, que prevê uma safra de cerca de 600 mil toneladas de produtos diversos, foram distribuídas aos camponeses, cinco toneladas de massango, duas de massambala, 10 de milho branco e 20 toneladas de feijão catarino.
Em relação aos fertilizantes, o sector da agricultura na região colocou à disposição dos agricultores, 100 toneladas de adubo simples (sulfato de amónio) e 50 de adubo composto (12-24-12).
Mais de 40 mil famílias camponesas estão envolvidas na presente campanha nos seis municípios da região, agrupadas em 98 associações e 277 cooperativas agrícolas.
Fomento da actividade avícola
Quatro mil pintos foram distribuídos quinta-feira a diversas famílias em situação social de vulnerabilidade no município do Nzeto, no âmbito do programa de fomento da avicultura familiar.
Desde 2022, altura do início da implementação desse programa na região pelo ministério da Agricultura, a província do Zaire já foi contemplada com 67 mil e 500 galinhas, beneficiando um universo de sete mil e 200 famílias, incluindo alguns pequenos empreendedores. DA/JL