Sumbe - O Comité Provincial da JMPLA no Cuanza-Sul, em parceria com o gabinte local da Saúde realizou, esta quinta-feira, no mercado informal do "Matabicho”, no Sumbe, uma campanha de sensibilização contra a cólera.
A campanha, que decorreu sob o Lema” Comunidade limpa, Cólera Zero”, visou incentivar os vendedores das medidas de prevenção de combate à cólera e promover a educação sanitária.
Nas suas declarações, o primeiro-secretário da JMPLA na província do Cuanza-Sul, Ventura Vicente, realçou a importância da partilha das informações sobre as maneiras de transmissão e tratamento da doença, bem como as medidas de segurança, para evitar a propagação da doença.
“Estamos comprometidos com a educação sanitária e a sensibilização das comunidades sobre boas práticas de higiene pessoal, saneamento básico e tratamento adequado da água, reduzindo os riscos de contaminação”, disse.
Assegurou que a JMPLA vai reforçar a limpeza, fundamentalmente, nos principais focos de lixo nas comunidades, organizar acções de recolha de resíduos sólidos, desobstrução de valas de drenagem e desinfecção de espaços públicos.
Exortou a população a pautar pelos cuidados de saúde e aderir as palestras de sensibilização, com vista a evitar o contágio e proliferação da doença, bem como as pessoas com sintomas de diarreias, febres e vómitos a dirigirem a unidade sanitária mais próxima.
A província do Cuanza-Sul tem o registo de 42 casos de cólera e três óbitos nos municípios do Sumbe, Quilenda, Gabela, Wako Kungo, Calulu, Kibala e Porto Amboim .SN/LC/ALH