Ondjiva – Uma brigada para a promoção de acções de preservação e conservação do meio ambiente, denominada “Bravos”, foi criada quinta-feira, em Ondjiva, numa iniciativa do Gabinete Provincial de Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cunene.
A brigada, constituída por ambientalistas voluntários, visa também a promoção de políticas de gestão de recursos, apoio à educação ambiental, reprimir as queimadas anárquicas e desencorajar a ocupação desproporcional das zonas verdes.
Ao intervir no acto, o director do Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cunene, Tchingungo Contreiras, disse que a organização vai promover o associativismo voluntário e ambiental nas comunidades.
“Pretendemos incentivar a população a participar, de forma activa e organizada, na plantação de árvores, na gestão de resíduos, revitalizar as zonas verdes, valorizar a economia verde, assim como trabalhar na prevenção de situações de seca e inundações”, salientou.
O responsável referiu que a iniciativa vai contribuir também no reforço do conhecimento técnico, científico e a pesquisa para a engajar os voluntários em acções de protecção e conservação ambiental de forma mais activa.
Neste sentido, solicitou o envolvimento da sociedade civil nas campanhas de sensibilização sobre as consequências do abate indiscriminado de árvores e outras práticas prejudiciais à natureza.PEM/LHE/MCN