Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

RMC e CFB abordam estratégia de asseguramento do Corredor do Lobito

    Angop logo
     Política           
  •  • Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 09h27
RMC e CFB abordam plano de asseguramento do Corredor do Lobito
RMC e CFB abordam plano de asseguramento do Corredor do Lobito
DR

Huambo - A estratégia de asseguramento das infra-estruturas do Corredor do Lobito, dominaram, quarta-feira, o encontro entre o comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Simão Carlitos Wala, e o PCA do Caminho de Ferro de Benguela, António Cabral.

Na ocasião, o comandante da RMC, que abrange, para além do Cuanza-Sul, as províncias de Benguela, Huambo e Bié, atravessadas pelo Corredor do Lobito, disse que o encontro serviu para analisar o plano de protecção dos técnicos e meios desta importante infra-estrutura, com o objectivo de garantir segurança aos investidores.

Precisou tratar-se de uma iniciativa enquadrada na Operação de Contingência da Linha Férrea, enquanto parte dos Objectivos Estratégias do Estado, na perspectiva de impedir eventuais actos vandalização e sabotagens, para garantir a livre e segura circulação dos comboios de cargas e de passageiros.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do CFB, António Cabral disse que o plano de asseguramento chegou em boa hora, tendo em conta a visibilidade que o Corredor do Lobito ganhou a nível mundial.

O Corredor do Lobito, com uma extensão de aproximadamente mil 344 quilómetros, liga a Costa Atlântica do Lobito à cidade fronteiriça do Luau, na parte oriental do país, atravessando cinco províncias, nomeadamente Benguela, Huambo, Bié, Moxico e Moxico-Leste.

Com as suas fronteiras nacionais e internacionais, o referido corredor tem um impacto estruturante em todo o espaço da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e afirma-se como um dos principais eixos de circulação de mercadorias.

O Corredor do Lobito, uma rota estratégica para a dinamização das potencialidades da diversificação económica nacional, liga 40 por cento da população do país, potenciando investimentos de grande envergadura na agricultura e comércio.

As cinco provinciais atravessadas pelo Corredor do Lobito desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento agrícola, com cadeias de valor em cerais como milho, soja, trigo e arroz, para além de tubérculos, feijão, legumes e frutas.

O corredor é, internacionalmente, conhecido como a rota dos dois oceanos, dado que liga por terra o Atlântico e o Índico.

Por conseguinte, é a principal rota alternativa para os mercados de exportação de países como a República Democrática do Congo e a Zâmbia, pois oferece uma rota mais curta para as principais regiões mineiras dos dois países encravados pelo Oceano Índico. ALH

 





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+