Uíge - O comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, comissário Ernesto Haiyamunye, perspectivou, para este ano de 2025, a implementação de programas ligados ao policiamento de proximidade, realização de acções de prevenção e combate à criminalidade.
Das acções do Comando Provincial da Polícia Nacional para este ano, consta, igualmente, o reforço das medidas de combate à sinistralidade rodoviária, fuga ao fisco e às infracções aduaneiras.
Ao discursar no acto provincial de celebração dos 49 anos da Polícia Nacional, o comissário garantiu, igualmente, trabalhar no sentido de travar o contrabando de combustível, exploração ilícita de minerais estratégicos, madeiras, caça furtiva, devastação da flora e agressão ambiental e a vandalização de bens públicos e privados.
Para o sucesso de tais empreitadas, quer contar com o apoio da estrutura superior do Executivo, da população e de todos os actores sociais da província.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reafirmou a disposição do seu pelouro em trabalhar com a Polícia Nacional na criação de condições humanas e técnicas, para que a corporação e os seus diferentes órgãos possam prestar melhor serviço à população.
"Temos consciência das diferentes dificuldades que tendes no exercício dessas árduas tarefas que o povo e o país vos ordenam, por isso, vamos continuar a prestar atenção aos efectivos, com a aposta em programas de formação em tecnologias de informação e inteligência artificial abordar os diferentes crimes, com vista a transmitir às pessoas a sensação de segurança", referiu.
Durante o acto, foram promovidos um total de 45 efectivos dos distintos órgãos do Comando Provincial do Uíge da Polícia Nacional, aos postos de superintendente-chefe, superintendente, inspector, sub-inspector, primeiro subchefe e terceiro sub-chefe.
O evento, que decorreu no edifício do Comando Provincial da Polícia Nacional sob lema "28 de Fevereiro, Polícia Nacional de Angola 49 anos na garantia da ordem e tranquilidade Públicas", contou com a presença de distintas figuras, com destaque para os membros do Conselho Consultivo e Operativo da Delegação Provincial do Minint, oficiais comissários, superiores, subalternos, subchefes, agentes e outros convidados.JAR