Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Segunda fase do PAT2 beneficia mais de 11 mil alunos na Lunda-Norte

    Angop logo
     Educação           
  • Lunda Norte • Terça, 15 Abril de 2025 | 19h02
Alunos (Arquivo)
Alunos (Arquivo)
Valentino Yequenha

Dundo - Onze mil e 987 alunos do primeiro ciclo do ensino secundário na província da Lunda-Norte, abrangidos na segunda fase do Programa de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT2), começaram a beneficiar esta terça-feira de bolsas de estudos.

De acordo com a técnica do Ministério da Educação, Lúcia Pascoal, cada aluna vai receber 35 mil kwanzas.

Sublinhou que o projecto prevê um bônus de mais 35 mil kwanzas para os alunos que concluírem o primeiro ciclo sem interrupção.

Nesta etapa, prosseguiu, todas aquelas escolas que encontram-se distantes das sedes municipais os alunos recebem os valores monetários em físico, já nas zonas urbanas serão entregues cartões multicaixas.

Acrescentou que na segunda fase o programa priorizou as zonas rurais do município de Chitato, onde há maior registo de meninas que tendem a desistir rapidamente das escolas.

Realçou que a segunda fase está reservada para aqueles alunos que matricularam-se pela primeira vez na 7ª classe, e aqueles que vão transitar da 7ª até a 9ª.

Um iniciativa do Governo de Angola que visa educar e integrar as jovens na sociedade, o projecto beneficiou na primeira fase, mais de 12 mil alunos da 7ª, 8ª e 9ª classes, de 21 escolas dos municípios do Dundo, Mussungue e Chitato.

O Programa de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT2) é uma iniciativa do Governo que visa pferecer bolsas de estudo a alunos do primeiro, apoiando o ensino de qualidade.

O PAT2 visa igualmente proporcionar oportunidades de educação a jovens e adultos fora da escola, fortalecer o sistema de avaliação de aprendizagens e prevê 620 mil bolsas de estudos.

A província da Lunda-Norte conta com 209 escolas, num universo de 1.880 salas de aulas, asseguradas por 5.974 professores, nos 19 municípios.

No presente ano lectivo (2024-2025), foram matriculados 360 mil alunos em todos os subsistemas de ensino não universitário.QB/HD



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+