Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador considera Papa Francisco figura de dimensão universal

    Angop logo
     Sociedade           
  • Huambo • Segunda, 21 Abril de 2025 | 18h02
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Joaquina Bento - ANGOP

Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou, esta segunda-feira, sentimentos de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, considerando-o uma figura de dimensão universal, cuja acção ultrapassou os limites da Igreja Católica.

Ao falar à imprensa, após apresentar condolências ao arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, o governante destacou o papel do Sumo Pontífice na promoção da paz, da harmonia entre os povos e da estabilidade das famílias, valores que considerava fundamentais para o desenvolvimento espiritual e social das nações.

Sublinhou que o Papa Francisco foi sempre um pastor atento às dores do mundo, defensor incansável da justiça social, da solidariedade, do diálogo inter-religioso e da dignidade humana

Acrescentou que a sua palavra e acção tocaram o coração de milhões, independentemente da confissão religiosa, pois sempre pautou por causas nobres em favor da humanidade.

Pereira Alfredo recordou, também, a colaboração sólida e permanente, entre o Estado e a Igreja Católica, reiterando a abertura das autoridades locais para com todas as iniciativas que visem o bem-estar espiritual e material da população.

“Hoje é um dia negro para a história. Como sabem a figura do Papa Francisco ultrapassa a figura da Igreja Católica simplesmente (…), pois em todo o planeta sempre foi visto como um pastor e, sobretudo, olhando pelas diversas cartas que publicou a favor da humanidade”, disse.

Disse ter se deslocado ao Arcebispado para prestar, pessoalmente, sentidos pêsames ao Arcebispo, na medida em que nem sempre as palavras conseguem traduzir o sentimento profundo de perda, pelo facto de a morte do Papa Francisco tocar a todos.

Reforçou a solidariedade institucional e fraterna do Governo da província do Huambo para com a Igreja Católica e todos os fiéis nesta hora de dor.

O Santo Padre morreu aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, às guerras e à uma pandemia.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936, o Papa Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Sumo Pontífice esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo recebido alta em 23 de Março.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, um dia antes de morrer. ALH



Fotos em destaque

Angola desperta interesse de empresários indianos

Angola desperta interesse de empresários indianos

 Segunda, 05 Maio de 2025 | 14h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+