Sequele - A ministra da Educação, Luísa Grilo, disse essa terça-feira, no município do Sequele, que os Jogos Escolares Zona Norte, acolhidos pela província do Icolo e Bengo, servem de antecâmara para o Nacional, que decorrerá em Luanda, pois, obtiveram-se experiências positivas no evento encerrado hoje.
A governante que falava no acto de encerramento dos Jogos Escolares Zona Norte, na província do Icolo e Bengo, sublinhou que o nível de organização foi impecável e permitiu reunir dignas condições infraestruturas para realização do evento extra-escolar.
Fez saber que esta experiência do Icolo e Bengo será de grande utilidade nos Jogos Escolares Nacional, programados para o mês de Agosto deste ano, em Luanda.
Luísa Grilo lembrou que durante 10 dias, os alunos vindos das províncias do Norte do país divertiram-se, criaram intercâmbio e poderam participar de variadas actividades desportivas.
A titular da Educação sublinhou que essa é a intenção, aproveitar o período de pausa escolar para congregar os jovens em práticas desportivas, evento que decorreu a nível do país.
Por seu turno, o governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, disse que foi possível manter no mesmo espaço cerca de 700 pessoas, garantido alimentação, dormitório, assistência médica e outras necessidades.
Auzílio Jacob agradeceu o apoio prestado pelos empresários locais e outros parceiros que tudo fizeram de forma gratuita.
"Agora vamos preparar a nova equipa para participar de forma honrosa nos Jogos Escolares Nacionais, a decorrer em Luanda", frisou o governador.
Noeste último dia, realizou-se uma partida de futebol entre as equipas de Luanda e Uige, onde o conjunto da capital do país sagrou-se vencedora por uma bola a zero.
Os jogos Escolares Zona Norte, que decorreram de 07 a 15 do corrente, contaram com a participação de cerca de 700 pessoas entre professores e alunos do I e II ciclo do ensino secundário, oriundos das províncias do Bengo, Luanda, Zaire, Uige, Cabinda e Icolo e Bengo.
Entre as práticas desportivas, envolvida na competição, destaca-se o futebol, andebol, voleibol, basquetebol, atletismo e ginástica.
A província do Icolo e Bengo, saída da divisão Política e Administrativa com Luanda, tem como sede a vila de Catete, sete municípios e 11 comunas e uma população estimada em 131 mil e 268 habitantes, distribuídos numa extensão de 3.819 quilómetros quadrados. CLAU/AJQ