Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Parlamento francófono congratula-se com adesão de Angola

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Terça, 15 Abril de 2025 | 20h40
Parlamento vota vários diplomas
Parlamento vota vários diplomas
Pedro Parente

Luanda - A comunidade parlamentar francófona congratulou-se esta terça-feira, em Brazzaville, República do Congo, durante a conferência dos presidentes, com a adesão de Angola como membro efectivo da Associação dos Parlamentos da Francofonia.

A delegação parlamentar angolana, que participa, pela primeira vez, na 16ª Conferência dos Presidentes da Assembleia e da Secção da Região África da Associação dos Parlamentos da Francofonia como membro efectivo, foi aplaudida de pé pelos presidentes dos parlamentos da organização.

A comunidade parlamentar francofonia congratulou- se com a adesão da Assembleia Nacional de Angola que, com a sua vitalidade e provas demonstradas como uma instituição forte e de pilar da democracia, será uma mais-valia para a comunidade parlamentar da francofonia.

O parlamento angolano foi admitido em Julho de 2024, em Montreal (Canadá), como membro de pleno direito da Associação dos Parlamentos da Francofonia, durante a 49ª assembleia da organização.

O processo de admissão da Assembleia Nacional no Grupo dos Parlamentos da Francofonia começou em 2023 aquando da participação de Carolina Cerqueira na assembleia realizada em Abidjan (Cote D'Ivoire).

A Assembleia da Francofonia é uma organização Inter-parlamentar composta por 90 secções formadas por parlamentos e organizações interparlamentares que têm em comum a língua francesa e actua como assembleia consultiva da francofonia.

A organização tem como objectivos representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade francófona com a francofonia, promover a democracia, o estado de direito e os direitos humanos, particularmente dentro da comunidade francófona, trazer uma perspectiva política às autoridades da francofonia e transmitir opiniões de acordo com as autoridades da Francofonia.

Entre os objectivos da organização consta ainda a promoção da cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade francófona, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar e promover o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuir para a influência da língua francesa.

A Organização Internacional da Francofonia possui 88 Estados e de Governos membros, dos quais 54 são membros plenos, sete associados e 27 membros observadores.

Criada em 1970, a organização tem como lema "igualdade, complementaridade e solidariedade" e concentra as suas actividades em programas como liberdade, democracia e desenvolvimento, cultura, comunicação, conhecimento, progresso e economia.

Com uma população de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonos e maioritariamente de África, a organização implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito das populações dos países que a integram.ART



Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Cefojor promove ciclo de seminários no Cuanza-Norte

 Segunda, 21 Abril de 2025 | 19h29

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+