Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, manifestou, este sábado, profunda dor e consternação pela morte do secretário-geral do Partido Comunista do Vietname, Nguyen Phu Trong, ocorrida sexta-feira, por doença.
Numa mensagem de condolências a que a ANGOP teve acesso, a dirigente política considera que o malogrado foi um destacado político que aderiu ao Partido Comunista enquanto jovem, tendo assumido vários cargos de grande responsabilidade, tal como a nível do Estado, com destaque para o de Presidente da República.
Refere que no partido foi eleito três vezes consecutivas secretário-geral, cargo que desempenhou "com brilho e dedicação até ao seu falecimento".
Pelas suas qualidades, Luísa Damião considera que o seu desaparecimento físico constitui uma "perda irreparável" e deixa um enorme vazio no seio do partido e do Estado, assim como no do povo vietnamita e dos amantes da paz e do progresso social, pelo mundo.
"Por este infausto acontecimento, neste momento doloroso, em nome da direcção do MPLA, dos seus militantes e simpatizantes, inclinamo-nós perante a memória de Nguyen Phu Trong e exprimimos ao Partido Comunista do Vietname e à família enlutada, as nossas mais sentidas condolências", conclui a mensagem.