Ndalatando - O MPLA na província do Cuanza-Norte continuará a privilegiar as mulheres independentemente das qualificações académicas, profissionais e familiares, assegurou hoje o primeiro secretário provincial do partido, João Diogo Gaspar.
De acordo com o dirigente politico, as mulheres continuam a ter um papel fundamental na organização da sociedade, manutenção da vida humana, educação das famílias e na orientação social dos jovens.
João Diogo Gaspar proferiu estas palavras durante a gala de mulheres, no âmbito das comemorações do Dia da Mulher Africana (31 de Julho), promovido pela OMA, organização feminina do MPLA.
O igualmente governador adiantou que, em função do papel da mulher, o Governo da Província tem estado a privilegiar programas ligados à promoção da formação, empoderamento e capacitação sobre gestão e agricultura.
Recordou que, movido pelo espírito das heroínas Deolinda Rodrigues, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Lucrécia Paim e Tereza Afonso, o MPLA continuará a reconhecer o trabalho das mulheres na província, nos mais variados aspectos.
Indicou que em função do desempenho da mulher, o Governo da Província tem já quatro administradoras municipais, além de outras que ocupam cargos de destaque em vários órgãos.
Apontou a formação permanente, a audácia e o amor ao próximo como as principais virtudes que as mulheres devem sempre manter para haja uma sociedade equilibrada.
Decorrida sobre o lema “Mulher africana fortalecer a formação de professores, infra-estruturas educativas, tecnologias, inovação para uma educação sustentável em África” foram entregues diplomas de mérito às mulheres que se destacaram nos mais variados aspectos da vida social. EFM/IMA/YD