Luanda - O presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, apelou hoje, sexta-feira, ao empenho e unidade dos deputados, no activo e cessantes, para o resgate da maioria qualificada nas próximas eleições.
Virgílio de Fontes Pereira intervinha na cerimónia de encerramento das primeiras jornadas parlamentares do MPLA para a V Legislatura, que culminou com a homenagem de 75 deputados cessantes, sendo seis a título póstumo.
De igual modo, considerou essencial que os cessantes prestem assessoria necessária para melhorar o desempenho do Grupo Parlamentar.
Para Virgílio de Fontes Pereira "o fim do mandato é inevitável, por variadas razões", mas não significa fim da militância", nem do vínculo com o Grupo Parlamentar e com o partido ".
Disse haver muita vida política para além do Parlamento, sendo, por isso, essencial que cada um contribua onde estiver para o resgate da confiança do povo no MPLA e recuperar a maioria qualificada perdida no pleito de 24 de Agosto passado.
De igual modo, considerou determinante o desempenho na anterior legislatura para que o partido tivesse vencido o pleito eleitoral.
Na presente legislatura (2022/2027) o MPLA tem 124, dos 220 deputados na Assembleia Nacional, quando na anterior (2017/2022) detinha 151 representantes na casa das leis.
Boaventura da Silva Cardoso, em nome dos deputados cessantes, disse deixar a casa das leis com o sentimento de dever cumprido na defesa dos interesses do Estado, do povo e do MPLA.
Ainda assim, manifestou a sua disponibilidade para continuar a apoiar o Grupo Parlamentar, bem como a nação e o partido.
Numa mensagem, o secretariado para a Política de Quadros do Bureau Político do MPLA afirmou que os antigos deputados constituem a linha da frente da reserva de quadros do partido, tendo apelado para que sejam os permanentes mobilizadores de cidadãos, visando as causas da organização política e no seu fortalecimento para enfrentar os desafios do presente e do futuro.