Luanda – O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou esta terça-feira a Luanda, para uma visita de dois dias a Angola, no quadro do reforço das relações bilaterais.
Trata-se da primeira visita oficial de João Gomes Cravinho, na condição de ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, tendo uma dimensão simbólica e prática para o reforço da cooperação entre os dois países.
No Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, o diplomata português foi recebido pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
A visita acontece num momento em que Angola aposta no relançamento da economia, após dois anos condicionado pela pandemia de Covide-19.
A deslocação do governante português constitui uma oportunidade para a criação de novos projectos e para o robustecimento de iniciativas já existentes que envolvem Angola e Portugal.
A primeira deslocação oficial do ministro João Gomes Cravinho ao estrangeiro realiza-se num dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), duas semanas após a sua posse.
Angola assume a presidência rotativa da CPLP.
O programa da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal inicia na manhã desta terça-feira com um encontro de trabalho com o chefe da diplomacia angolana,Téte António.
O responsável pela diplomacia portuguesa aproveitará ainda a visita à capital, Luanda, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela comunidade portuguesa nos mais diversos sectores, destacando-se o encontro com a comunidade empresarial.