Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo da Huíla deseja mais atenção à mulher albina

    Angop logo
     Política           
  •  • Sexta, 07 Março de 2025 | 17h11
Mulheres homenageadas na Huíla
Mulheres homenageadas na Huíla
Fátima Padre

Lubango - O governador da Huíla, Nuno Mahapi, manifestou hoje, sexta-feira, no Lubango, a urgência em prestar-se mais atenção às mulheres albinas, às com deficiências e às vendedeiras ambulantes, para garantir que sejam respeitadas e tenham recursos necessários para viver com dignidade.

Para o governador que discursava no acto provincial antecipado do Dia Internacional da Mulher (oito de Março), essas mulheres enfrentam imensos desafios sociais diariamente, desde a violência à discriminação.

Afirmou que a mulher albina, além dos desafios que no global género vive, enfrenta o preconceito, a exclusão, dificuldades de acesso à saúde, é marginalizada e sofre com a desinformação da sociedade sobre a sua condição.

O combate a discriminação e o acesso aos cuidados adequados, segundo o governador da Huíla, são essenciais para garantir os seus direitos, pelo que na mesma condição está a mulher com deficiência que encara obstáculos, desde as condições de acessibilidade à superstição de incapacidade.   

“Quando falamos das mulheres, precisamos lembrar de todas que diariamente enfrentam dificuldades e superam barreiras, como a vendedeira que acorda cedo para vender os seus produtos e sustentar a sua família, por falta de condições dignas de trabalho. São verdadeiras empreendedoras que sustentam a economia informal do país”, asseverou.

Nuno Mahapi destacou a importância de se garantir que todas as mulheres tenham o respeito e os recursos necessários para viver com dignidade.

Por sua vez, a directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Luísa Basi, sinalizou que as mulheres estão direccionadas para uma reflexão profunda sobre a necessidade de todas, independentemente das suas idades, de acordo com o mérito, conquistarem espaços nos mais variados domínios.

Durante o evento foram homenageadas 20 mulheres de diversos estratos sociais da província.

O Dia Internacional da Mulher visa o reconhecimento do esforço e dedicação das mulheres, bem como o seu papel  no desenvolvimento da sociedade. A data foi instituída a oito de Março de 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU). MS





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Petro garante manutenção da liderança no Girabola

 Sábado, 12 Abril de 2025 | 19h09

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+