Luena - O FC Bravos do Maquis do Moxico empatou a uma bola com o Interclube, prologando o registo de cinco anos sem vencer os “polícias" no Campeonato Nacional de Futebol "Girabola2024-25", em desafio pontuável à 24ª jornada.
A última vitória maquisarde frente aos “Polícias” do Rocha Pinto no Girabola aconteceu na edição de 2020, quando venceram no Estádio Mundunduleno por 1-0.
Na partida deste sábado, as duas equipas que chegaram à partida com uma sequência de jogos sem perder no campeonato nacional, protagonizaram uma partida marcada por equilíbrio durante os 90 minutos.
Os maquisardes adiantaram-se no marcador aos 15´ por intermédio do atacante nigeriano Emmanuel que finalizou de cabeça um cruzamento do lado, levando ao delírio os poucos adeptos que se deslocaram para o estádio Mundunduleno.
Em vantagem, os maquisardes voltaram a criar oportunidades de golos, mas sem capacidade para bater o bloco defensivo do Interclube que mostrou-se organizado.
Aos 44´ Betinho igualou a partida na sequência de uma bola parada, batendo o guarda-redes Lando, com um golo de cabeça, resultado que prevaleceu até ao intervalo.
No reatamento, o Maquis procurou demonstrar a “bravura”, quando Emmanuel “violou” pela segunda vez a baliza defendida por JB, entretanto, o golo foi anulado pela equipa de arbitragem, por alegado fora de jogo, apesar do árbitro principal José Álvaro ter validado inicialmente o tento maquisarde.
A referida decisão gerou indignação no banco orientado pelo técnico Mário Soares.
Reações:
Em declarações à imprensa, o técnico adjunto do Maquis, Manucho Dinis, lamentou o facto da sua equipa não conseguir a conquista dos três pontos.
“ Jogando em casa, tínhamos a obrigação de vencer a partida”, disse.
Já o técnico do Interclube, Roque Sapire, valorizou o empate, destacando o empenho dos seus jogadores.
“Viemos para vencer a partida, empatamos, mas não estamos mal” expressou.
Com este resultado, o Maquis passa, provisoriamente, da quarta para sexta posição na tabela classificativa com 37 pontos, fruto de oito vitórias, 13 empates e três derrotas, enquanto o Interclube está no sétimo posto com 34 pontos (8 vitórias, 11 empates e 5 derrotas).
O Petro de Luanda, que este sábado venceu o Libolo (2:0) é o líder do campeonato com 55 pontos. TC