Nzeto - O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, destacou, esta quarta-feira, na vila do Nzeto, a determinação e o sacrifício consentido pelos antigos combatentes na libertação do país do jugo colonial.
A intervir no acto provincial do 15 de Janeiro, Dia consagrado ao Antigo Combatente e Veterano da Pátria, o governante disse que a data deve servir de reflexão para todos os angolanos por constituir um marco importante da história recente de Angola.
“O 15 de Janeiro não é apenas um marco no calendário nacional, mas sim um dia de reflexão e celebração do espírito de sacrifício, patriotismo e unidade que sempre caracterizaram o povo angolano”, expressou o vice-governador, acrescentando que lembrar dessa data é renovar o compromisso com os ideais de justiça, progresso e inclusão social.
Segundo ainda o responsável, a efeméride serve, também, para honrar a memória dos veteranos da pátria, tanto os que participaram na luta pela independência nacional, tanto aqueles que contribuíram para a consolidação da paz e reconciliação nacional, após o conflito armado em 2002.
A propósito, disse que o Executivo angolano continua a gizar estratégias para, de forma paulatina, melhorar as condições de vida dos antigos combatentes e seus familiares em todo o território nacional.
Na ocasião, apelou aos jovens para que façam do exemplo dos antigos combatentes uma fonte de inspiração para a realização dos seus sonhos.
Sob o lema “Angola 50 anos: preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, o acto provincial contou com a presença dos antigos combatentes e veteranos da pátria, membros do Governo e da Administração Municipal e populares. JL