Ndalatando – O Perímetro Irrigado do Mucoso, no município de Cambambe( Cuanza Norte) será ampliado de 500 para três mil hectares, para aumento da produção e produtividade na província, informou o governador local, João Diogo Gaspar.
Informou que o alargamento do espaço vai permitir acautelar também a continuidade de agricultores singulares, com o cadastramento de 600 famílias camponesas.
Estas familias serão reinstaladas em parcelas devidamente talhonadas e infra-estruturadas, de acordo com o governador que falava, quarta-feira, no acto de redinamização do Perímetro Irrigado do Mucoso.
O Perímetro Irrigado do Mucoso passou desde 2024 para a gestão do grupo empresarial chines China Zang Thai Senda.
A empresa está a investir cerca de 30 milhões de USD para a reabilitação da infra-estrutura durante 20 anos.
Para o governante, a reactivação do Mucoso, simboliza não apenas um avanço na modernização da agricultura, mas o fomento da empregabilidade, da produtividade e da segurança alimentar, na provincia e no país.
João Diogo Gaspar informou que diante deste desafiou o Governo Provincial assumiu a responsabilidade de dinamizar, revitalizar e rentatabilizar os perímetros irrigados através de uma Comissão de Gestão.
Esta comissão, deu conta, visa garantir que o impacto económico e social destas infra-estruturas seja cada vez mais significativo nas famílias.
João Diogo Gaspar augura que o convénio com este grupo empresarial alcançe as metas preconizadas, porquanto numa primeira fase preve criar cerca de mil postos de trabalho directo, sobretudo, para jovens.
Pediu a colaboração da população para o sucesso do projecto, afirmando que “ juntos podemos transformar o potencial agricola do Cuanza Norte em realidade, garantido um futuro melhor para as próximas gerações.” IMA/YD