Luanda – Petro de Luanda e Vila Clotilde defrontam-se nesta sexta-feira, às 18 horas, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, para a final da 47ª edição da Taça de Angola, facto nunca antes ocorrido.
A partida opõe um aspirante inesperado ao título e de muito inferior orçamento (Vila) ante ao crónico candidato (Petro), cujo histórico no basquetebol angolano é de outra dimensão, abarcando África.
Os “tricolores”, campeões africanos em título (2024), são finalistas derrotados na edição anterior da Taça de Angola ante o Interclube.
O Vila Clotilde, clube talhado para a formação, eliminou com surpresa, na meia-final, o detentor do título, Interclube, após superar uma diferença de 12 pontos.
Venceu no segundo jogo por 20 pontos (99 -79), superando os 12 pontos consentidos na derrota de 80-92 da primeira mão.
Já o Petro de Luanda, que na edição anterior perdeu na final para o Interclube por 72-75, entra para o desafio desta sexta-feira como favorito indiscutível, com 18 troféus conquistados, os mesmo que o rival 1.º de Agosto.
O emblema “ tricolor” afastou nas meias-finais a Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) com uma vitória em Luanda por 111- 76 e outra de 95-77 no terreno do adversário. WR/MC