Luanda - O deputado João Diogo Gaspar venceu o concurso de investigação científica realizado na Tanzânia, no âmbito do seminário sobre o “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis Partidos Políticos do Sul de África”.
Organizado pelo Partido Comunista Chinês (PCC), o anúncio foi feito pela Embaixada Chinesa em Angola e a cerimónia de premiação aconteceu, esta segunda-feira, em formato presencial e virtual.
O trabalho científico do político mereceu o Prémio de Primeiro Escalão e teve como tema “Compreensão do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com características Chinesa para uma Nova Era”.
No seu trabalho científico, o membro do Bureau Político do MPLA defendeu que “a China e África devem unir as mãos para continuarem a construir um grande número de estradas, pontes, linhas ferroviárias, centrais eléctricas, portos e formação humana, ajudando a quebrar o impasse do desenvolvimento do continente berço".
“Apesar das incertezas do futuro económico global, a cooperação Sino-África, em geral, e Sino-Angola em particular, continuará a ser entre nós o pivot estratégico de cooperação internacional mais dinâmico, mais consistente e mais forte", destacou.
O concurso investigativo, que envolveu 200 concorrentes de mais de 30 países de África, visou levar os participantes a debruçarem-se sobre a relação da China com os países africanos e os caminhos a serem trilhados para a melhoria dessas relações.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que venceram o 3º Escalão.
O Seminário aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-es-Salam, República da Tanzânia. VIC