Luanda - Angola deu início, esta sexta-feira, ao processo de abertura, in loco, da sua Embaixada em Camberra, na Comunidade da Austrália, no quadro do cumprimento dos necessários trâmites administrativos junto das autoridades acreditadoras.
Neste sentido, o embaixador designado da República de Angola na Comunidade da Austrália, António Luvualu de Carvalho, foi recebido, em audiência, pelo secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, embaixador Marc Innes-Brown.
No encontro, realizado na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador António Luvualu de Carvalho, efectuou a entrega de uma mensagem do ministro das Relações Exteriores da República de Angola, embaixador Téte António, destinada à sua homóloga, ministra dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Senadora Penny Wong, realçando o reforço das relações entre os dois países.
Na ocasião, o secretário Assistente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, embaixador Marc Innes-Brown, destacou o papel fundamental desempenhado por Angola, para a manutenção da Paz nas regiões Central e Austral do continente africano.
O diplomata aproveitou o momento para reafirmar o interesse australiano em aprofundar as relações com Angola, tanto a nível governamental como no incremento das trocas comerciais.
A Austrália é, actualmente, a décima-segunda maior economia do mundo, constituindo os sectores de destaque a mineração, agricultura, pecuária, turismo, bem como a prestação de serviços.
Possui a nona maior bolsa de valores do mundo, a Australian Securities Exchange (ASX).
António Luvualu de Carvalho foi nomeado, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Comunidade da Austrália a 2 de Agosto de 2023. ADR