São Vicente (Da enviada especial) - A embaixadora de Angola em Cabo Verde, Júlia de Assunção Cipriano Machado, convidou esta terça-feira os membros do sector empresarial a olharem para as oportunidades de investimentos e na do mercado angolano.
Falando à imprensa à margem do I congresso internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento da Lusofonia, a diplomata informou que o volume de trocas comerciais ainda não é expressivo e acredita que pode ser alavancado.
Júlia Machado lembrou que em 2022 foi realizada a 8ª comissão mista bilateral que visou abordar vários aspectos no sentido de aumentar as trocas comerciais, tendo centralizado a questão dos transportes aéreos e marítimos como prioridade.
Neste sentido, foram assinados quatro instrumentos jurídicos no domínio dos transportes aéreos, três memorandos e um acordo, sem contudo avançar valores.
A diplomata destacou, igualmente, a assinatura de um acordo no domínio dos investimentos relacionados à promoção e protecção recíproca dos investimentos, criando condições legais para que os investidores e o sector privado se sintam seguros para investir quer em Angola quer em Cabo Verde.
Em relação a comunidade angolana, fez saber que vivem em Cabo Verde cerca de 150 angolanos espalhados pelas nove ilhas, 30 por cento em Mindelo.
Sobre o congresso promovido pela Universidade Lusófona de Cabo Verde a decorrer de 18 a 20 deste mês na cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente, destacou a apresentação de temas muitos importantes nos vários domínios ligados às novas tecnologias, pescas, turismo e ciências.
A formalização das relações político- diplomáticas entre Angola e Cabo Verde data de 30 de Agosto de 1977.
As relações históricas e fraternas entre Angola e Cabo Verde têm-se fortalecido ao longo dos anos, sendo baseadas em valores comuns e na profunda compreensão das necessidades regionais e globais.
Através de diálogo e colaboração, os dois países têm trabalhado em conjunto para enfrentar desafios globais, promover a paz e a estabilidade na região e buscar oportunidades para o progresso económico. PA/VM