Luena – Trinta e três mil milhões de kwanzas foram desembolsados, em cinco anos, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para potenciar três mil 713 projectos agrícolas no país, soube, esta terça-feira, a ANGOP, no Luena (Moxico).
A informação foi prestada pelo representante do FADA, Otário Barata, durante um Seminário de Dinamização da Economia Angolana, promovido pela Delegação Regional Leste do Banco Nacional de Angola (BNA), quando falava sobre "O papel do FADA no apoio ao crédito".
Explicou que os recursos destinados para o financiamento à agricultura familiar permitiu o aumento da produção agrícola no país, com maior destaque para as províncias do centro e litoral do país.
Disse que ao todo, o programa apoiou 82 mil e 100 agricultores que exploraram 147 mil e 785 hectares, produzindo um milhão 406 mil e 507 toneladas de produtos diversos, desde 2020 até a presente data.
O responsável reiterou que o FADA oferece oito linhas de financiamento para a actividade agrícola abrangente e particular, com créditos que vão até 50 milhões de Kwanzas.
Por seu turno, o representante do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Miguel dos Santos, apelou aos presentes a criarem negócios, pois a sua instituição está disponível para dar garantias e ser aceites pelos bancos comerciais.
Entre as linhas de crédito existentes mencionou a Garantia de Apoio à Produção, de Desenvolvimento da Agricultura Comercial e aos Projectos Sustentáveis, que vão de 75 a 80 por cento de crédito concedido.
O responsável que dissertou o tema "O papel do FGC no apoio ao crédito", anunciou a abertura da representação regional na província da Lunda-Sul, com vista a auxiliar os empreendedores em diversos ramos, principalmente na agricultura.
Enquanto Laurindo Lopes, técnico de análise do BNA, incentivou os presentes a aderirem ao crédito de habitação, que engloba, ainda, a construção de empreendimento turístico, estabelecimento de restauração e similares, com montantes que vão de 150 a 200 milhões de Kwanzas.
Acautelou os presentes que as taxas de juros rondam entre sete a 10 por cento, dependendo da modalidade.
A vice-governadora para o sector Político, Económico e Social da província do Moxico, Elizabeth Ayala, apelou aos agricultores e outros empreendedores do Moxico a aderirem aos programas ora apresentados. LTY/TC/YD